O Virus Bolsonaro

As Instituições se mobilizam. Institutos da área da saúde, especialistas, governos estaduais, jornais, TVs. Os poderes Legislativo e  Judiciário coordenam-se com o Ministro da Saúde que, mesmo contrariando seu chefe, faz o que pode.
Mas os prejuízos da atitude do Presidente são gigantescos. Ele será o responsável maior por milhares de mortes, se algo não o impedir.
No artigo "O Virus Bolsonaro", a seguir, Marco Aurélio busca os caminhos para se evitar o pior.
________________________
Marco Aurélio Nogueira*
Março/ 2020

Até quando o País suportará? Onde estão as forças, as instituições e as pessoas dispostas a frear a insanidade presidencial?

É difícil não se horrorizar ao ver as fotos de Jair Bolsonaro participando de um ato contra o Congresso, abraçando pessoas e apertando as mãos de seguidores. A justificativa foi lamentável: ele foi às ruas porque “está com o povo”. É uma insensibilidade brutal, escandalosa. Uma desfaçatez inadmissível, indefensável. Típica de alguém surtado.
É estarrecedor constatar que existem pessoas que tratam a atual situação de calamidade pública como se fosse uma “armação da mídia”, pessoas cegas em seu fanatismo, indiferentes a milhões de brasileiros. Posam de verde e amarelo e se dizem patriotas, mas são traidores da Pátria, se quisermos falar assim.
Um presidente que infringe regras e orientações estabelecidas por seu próprio governo é uma aberração. Ele debocha daquilo que as autoridades sanitárias desejam que seja norma de conduta para todos. Põe em risco a saúde da população e mostra não estar à altura da crise em que nos encontramos, que é epidemiológica e mundial, mas é também política, moral, econômica. O País está parado, à espera de alguém que o lidere e governe.
Marco Aurélio Nogueira
Em se tratando de Jair Bolsonaro, não dá para dizer que chegamos ao fundo do poço. Dele podemos esperar coisas sempre piores, mais graves, deletérias. Trata-se de um presidente que faz do poder um jogo de vida e morte, o contrário do que se esperaria de alguém eleito para governar um País enorme, complexo, diversificado. É um exibicionista, agarrado a ‘lives’ patéticas, nas quais demonstra toda a sua grosseria, seus maus modos, seu egocentrismo, sua irresponsabilidade. Tanto pode aparecer de máscara como se estivesse em quarentena, quanto pode cair nos braços da galera que o acompanha como se não houvesse amanhã.
Bolsonaro é uma versão do vírus do fanatismo populista e retrógrado, essa monstruosidade que se espalhou pelo mundo como uma pandemia. É uma ameaça à sociedade, à democracia, à dignidade humana.
Até quando o País suportará? Onde estão as forças, as instituições e as pessoas dispostas a frear a insanidade presidencial? O presidente hoje conspira abertamente contra seu próprio governo. Seus ministros e assessores parecem achar graça em suas peripécias, pensam que não atrapalharão demais, acham que ‘o cara é assim mesmo, é o jeito dele’. E a trupe de seguidores segue atrás, batendo bumbo e tirando fotos, contra tudo e contra todos.
Aqueles que compõem o governo atual e lhe dão sustentação ou são covardes irresponsáveis, que temem fazer alguma coisa, ou estão mancomunados com a mesma fúria de destruição que o presidente exibe, de modo cada vez mais escancarado.
Os democratas precisam agir, sair da passividade, olhar no olho da crise e assumir a responsabilidade de pensar uma saída. Não podem passar panos quentes, tergiversar em função de cálculos eleitorais ou partidários. É um momento agônico, que requer grandeza de espírito, coragem e generosidade.
_______________________
(*) Cientista político brasileiro, doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo e professor de teoria política na Universidade Estadual Paulista.
Originalmente publicado no site Marco Aurélio Nogueira, em 16/03/2020

2 comentários:

  1. "Os democratas precisam agir" ? Sim, e daí? Com "grandeza de espírito, coragem e generosidade"? Fico imaginando como, durante a ditadura, iríamos ficar lidando com conceitos, expressão e coisas que estão no mundo, só que ainda não aprendi como lidar com elas. Realmente, o momento é agônico ...

    ResponderExcluir
  2. Bom día minha querida amiga Maria...
    Un bom artículo de Marco Aurelio...
    Dí ,verdades como unha catedral...
    Amei...
    Obrigada por comparthillar minha querida amiga Maria...
    Bom inicio de semana.
    Beijinhos....

    ResponderExcluir