O Primeiro Passo


Alfredo Maciel da Silveira - Julho/2017


Há de haver saída. Positiva, democrática, para a crise social e política de dimensão histórica em que brasileiros estamos perigosamente atolados.

O primeiro passo é reconhecer sem subterfúgios, sem nenhuma ilusão ou ingenuidade, os riscos imediatos a que estamos expostos enquanto sociedade.

Não se trata de capitular diante das "fraquezas", diante das reiteradas e bem conhecidas tradições autoritárias, elitistas, excludentes, patrimonialistas, clientelistas, dependentes, de nossa formação econômica e social. Nem diante de fenômenos negativos novos tendo, numa das faces, um capitalismo selvagem e sua emergente burguesia predadora, anti-republicana e, noutra face, um lumpen proletariado sempre receptivo às mais perversas bandeiras populistas e fascistas.

Forças da renovação certamente já estão presentes como potenciais herdeiras das lições, da cultura, dos avanços institucionais e das conquistas das lutas democráticas.

Em recente artigo publicado no Estadão,"O País Possível", Marco Aurélio Nogueira nos oferece justamente aquele primeiro passo, rasgando toda e qualquer fantasia, desnudando impiedosamente o tamanho dos riscos que nos cercam nestas eleições de 2018 que já se aproximam. Não deixa pedra sobre pedra.

Mas neste seu indispensável texto M. Aurélio descortina o campo do debate e da ação das forças democráticas e republicanas, a requerer a elaboração de um programa mínimo que possa uni-las com vistas às eleições de 2018.