Elio Gaspari: um Brasil politicamente incorreto

Este recente artigo de Elio Gaspari, a seguir reproduzido, retrata com a força dos números o enorme peso de um Brasil culturalmente atrasado em suas crenças e valores.

Indo alem do artigo, tal situação ajudaria a explicar a captura do sistema político pelas forças do coronelismo, patrimonialismo, compadrismo, clientelismo, populismo e corrupção, em seguimento às tradições autoritárias da sociedade brasileira. 

Afinal, quem elege os "representantes do povo" se não este mesmo povo?

Como renovar a representação política e fazer avançar a democracia?

Segue o artigo.

____________

Um Brasil politicamente incorreto

Elio Gaspari*
Janeiro 2018

A agenda do século XXI cai mal num país que não resolveu a do XX e, em alguns aspectos, nem a do XIX.

Duas informações trazidas pelo Datafolha podem ser úteis para que se conheça melhor o país que neste ano elegerá o presidente da República, 27 governadores, a Câmara dos Deputados e dois terços do Senado.

Mais da metade dos entrevistados (57%) disseram que as mulheres que fazem aborto devem ir para a cadeia e dois terços (66%) são contra a  legalização do consumo de maconha.

Outra pesquisa, do Ibope, informa que 49% de seus entrevistados declararam-se a favor da pena de morte. (Enquanto nos dois outros itens a pesquisa indica que a oposição caiu, neste os defensores da pena de morte aumentaram, pois em 2011 estavam em 31%.)

De pouco adianta adjetivar essas opiniões. A questão é substantiva: a banda do país que ainda vive os problemas do século XX e, em certos casos, os do XIX, está blindada em relação a alguns temas da agenda do XXI. Não faz o gênero politicamente correto.