Democracia em risco – o alerta de Sergio Abranches


Muito se tem falado nesta semana sobre as manifestações públicas de militares em meio a sinais de crise político-institucional. Numa visão histórica em seu artigo "Sinais institucionais da gravidade da crise política" Sergio Abranches desmascara os desastres das intervenções militares e recapitula as duras lições das crises político-institucionais na história da República. Prospecta os riscos presentes, mas em conclusão antevê o caminho democrático ainda possível:

"(...) Em todas as crises houve clara subestimação dos sinais de deterioração da ordem democrática, tanto pelas autoridades constituídas, quanto pelas lideranças que não participavam das conspirações que levaram à sua dissolução(...)".
"(...)Não creio que estejamos na iminência de um novo golpe militar, ou mesmo civil-militar. Mas existe um perigo claro e presente de falência das instituições com gravíssimas repercussões para o futuro imediato do país. Em 2018, teremos a oportunidade de buscar uma solução democrática para essa crise. Mas dependerá das possibilidades de elegermos uma nova liderança, para o Executivo e o Legislativo, que não esteja envolvida na rede de corrupção, nos esforços para acobertar os escândalos ou nas tentativas de interromper as investigações e obstruir a justiça".(Sergio Abranches)