Sobre o Momento Político

Sergio Augusto de Moraes*

Alfredo Maciel da Silveira*

Maio/2022

Os obstáculos para unir os democratas são muitos. Mas nem por isto escasseiam as críticas, muitas delas negativistas, à incapacidade dos partidos políticos do campo da democracia realizarem tal objetivo.

Não é de estranhar. Na medida em que os partidos e, porque não dizer, também os eleitores, deixaram de valorizar os programas partidários e a só olharem para o imediato, absolutizando o resultado eleitoral, a colocação da democracia como valor estratégico fica mais difícil.

Mas nas condições políticas do Brasil, com um governo que tem como objetivo permanente a destruição dos poucos pilares de nossa democracia, a tarefa de unir os democratas torna-se premente.

Há pouco foi entregue ao Ministro Fachin um manifesto assinado por alguns líderes da sociedade civil em defesa do atual sistema eleitoral com urnas eletrônicas, e da democracia. Isto é um passo importante. Mas não o bastante para o momento atual.

É necessária a intervenção de uma força política que entenda a democracia como valor estratégico, e que veja as divergências e conflitos entre os atuais partidos políticos como algo natural, sem colocá-los como obstáculo ao objetivo maior de garantir nossa democracia.

A defesa da democracia precisa ser clamada, vocalizada, expressa em manifestações públicas, demonstrando o estado de prontidão dos democratas face às flagrantes ameaças atuais às instituições democráticas. Quem cala consente.

É um movimento que precisa caminhar em paralelo ao processo eleitoral, incorporando-o certamente, sem negá-lo, abrangendo os partidos, suas lideranças e candidatos. Mas indo muito além, focado naquilo que a todos une, muito acima dos imediatismos legítimos e normais da disputa eleitoral. Portanto, além da sociedade política, requer o protagonismo da sociedade civil.

No Brasil já existem embriões de tal força. Um deles está nas personalidades que assinaram o manifesto acima mencionado entregue ao Ministro Fachin.

Como dar o primeiro passo?

Faz-se necessário que alguns democratas de prestígio político costurem as afinidades existentes, dando um primeiro passo para forjar um instrumento tão necessário para o povo brasileiro.

__________________________

(*) Editores deste Blog Democracia e Socialismo.

SIGA-NOS NO TWITTER